Escolas
Lancheira saudável

Mais do que saciar a fome do seu filho no intervalo das aulas na escola, essa refeição também precisa ser saudável e nutritiva, o que não significa que ela deva ser sem graça ou com tantas proibições. Tudo bem colocar uma cobertura no bolo de cenoura!!

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O ano que começa é sempre regado de promessas e desejos. Por isso, nada melhor do que falarmos sobre hábitos e alimentação saudável. É possível montar lanchinhos saudáveis para nossos pequenos aumentando o valor nutritivo e sem ser muito calórico. Os lanches escolares não devem ultrapassar 400 calorias. Cuidado com os alimentos calóricos demais e ricos em açúcar e gorduras. Opte sempre por lanches mais saudáveis, evite bolachas recheadas, sucos prontos com alta concentração de açúcar, bolinhos prontos (pois são bastante ricos em gordura e açúcar), doces, balas e salgadinhos.

Atitudes saudáveis
Estimule o consumo de frutas, bolos caseiros, sucos naturais, pães integrais. Leia atentamente o rótulo nutricional dos alimentos. Cuidado com o armazenamento: coloque sempre os alimentos em vasilhas plásticas e as bebidas em garrafas térmicas. A lancheira deve, preferencialmente, ter propriedade térmica. Monte o lanche próximo ao horário da aula. E não esqueça de verificar a lancheira quando seu filho retornar da escola. Além de conferir o que ele comeu, aproveite para fazer a higienização.

10 Sugestões de lanchinhos nutritivos
• Bisnaguinha com cream chesse, Suco de soja e Fruta
• Pão integral com queijo branco, Iogurte de beber e Frutas passas
• Cookies integrais, Suco de fruta e 2 cubinhos de chocolate meio amargo
• Bolo caseiro (cenoura, milho, fubá, banana), Suco de caixinha e Fruta
• Torta salgada (atum, tomate, ervilha), Suco de soja e Fruta
• Palitinhos de pão, Água e Frutas passas
• Cereais, Suco de caixinha e Fruta
• Pão de queijo, Suco de soja e Mini cenourinhas
• Leite fermentado, Bisnaguinha com peito de peru e Barra de cereal
• Iogurte de comer, Mini bolinho integral de frutas e Fruta.

Fonte:
Fabiana Borrego – nutricionista