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Gagueira-Em-Crian_as-Como-Tratar

 

Identificando o problema
A fala: A fala se desenvolve durante os três primeiros anos de vida da criança. Entre 2 e 5 anos é comum a criança apresentar algumas dificuldades na emissão de palavras com sons mais difíceis, podendo chegar às vezes a hesitar na hora de falar e/ou  a repetir algumas sílabas ou palavras.

A disfluência normal: acontece de vez em quando. A criança repete uma ou duas vezes sílabas ou palavras ou hesita antes de falar como se estivesse buscando dentro da cabecinha a palavra certa para usar. Todos os falantes apresentam disfluências desse tipo durante a vida. Elas são tão naturais que nem os falantes nem os ouvintes percebem que tal fato acontece o tempo todo.

As disfluências leves: surgem quase sempre. A criança repete sons ou sílabas mais de duas vezes, ou pode apresentar prolongamentos – duração exagerada de um som. Pode evidenciar tensões leves no pescoço, no rosto ou em volta da boca, ou mudanças na intensidade da voz. Algumas vezes parece estar faltando o ar para que ela consiga falar. Essas ocorrências duram um período de tempo – não mais de 6 meses – e depois desaparecem.

As disfluências graves: ocorrem sempre, em quase todas as situações de comunicação. A criança gagueja em mais de 10% da sua fala. Os bloqueios – demorar a conseguir falar ou soltar de repente um som que parece estar preso – são mais comuns do que as repetições de sílabas ou prolongamentos de sons. Apresenta esforço e tensão para falar, podendo associar à fala movimentos faciais e/ou corporais. 

Orientações
Cada criança é uma criança, cada família é uma família, portanto não existem receitas de “como fazer”. As sugestões que serão apresentadas estão diretamente relacionadas com a promoção da fluência e da interação comunicativa.

 Como ajudar

  • Prestar mais atenção ao conteúdo do que a criança está falando do que à forma com que ela o faz
  • Ajudar a falar mais suavemente
  • Parar um segundo ou mais antes de responder
  • Reservar um tempo, diariamente, para dar atenção exclusiva à criança
  • Encorajar a criança a falar sobre sua gagueira com vocês
  • Fornecer à criança um modelo apropriado de fala
  • Ler ou contar histórias sempre que possível
  • Favorecer a expressão verbal dos sentimentos
  • Promover um ambiente familiar de conversação não competitivo
  • Lembrar a criança que as dificuldades são naturais à fala de qualquer pessoa
  • Manter contato de olho natural enquanto a criança está falando
  • Encorajar a criança a falar

 Prestar atenção aos efeitos das ações e estar sempre pronto a fazer ajustes no modo de agir e nas expectativas, ao notar que isso é uma necessidade.

O que prejudica a fluência

  • Dizer à criança para ela relaxar, acalmar-se ou pensar antes de falar
  • Chamar a criança de gaga
  • Criticar ou corrigir a fala da criança
  • Completar o que a criança está falando ou interrompê-la enquanto o faz
  • Apressar a criança quando ela estiver tentando
  • Preocupar-se demasiadamente com a gagueira
  • Falar muito rápido e de forma “difícil”
  • Gritar com a criança quando ela gaguejar
  • Tornar desagradáveis as atividades do dia a dia
  • Fazer a criança se sentir envergonhada ou diminuída
  • Forçar a criança a falar em público
  • Comparações desnecessárias
  • Pressionar a criança com muitas atividades
  • Superproteger a criança
  • Exigir demais da criança

Cuidado: não dar atenção à criança só quando ela gagueja. A criança não faz isso de propósito e nem quer gaguejar. É importante estar disponível para a criança quando ela falar, ouvindo o que tem a dizer.

Fonte:
Material elaborado com base no livro: Gagueiras Infantis de Claudia Andrade