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Desenhando as letras
Nos últimos 20 anos, mudou tudo em relação à alfabetização. Os pais às vezes temem antecipar fases, mas a verdade é que se aprende a ler desde sempre. Antes, imaginava-se que as crianças entravam na escola cruas e saíam letradas. Não é assim.
Desde pequeninas elas vão formando uma bagagem, construindo suas hipóteses sobre a leitura e a escrita.
Por volta dos 3 anos, demonstram interesse, gostam de desenhar as letras, querem identificá-las nas placas, fazem de conta que estão lendo, começam a perceber a função das letras.

Função social
A atribuição dos pais é criar um ambiente que valorize e facilite o contato com a leitura e a escrita, sempre. A criança deve perceber que a escrita tem uma função social: além de registrar histórias, serve para fazer a lista do supermercado, deixar bilhetes e mandar mensagens pelo computador, compor as notícias dos jornais e das revistas, etc.
O ambiente favorável é criado com muita leitura por parte dos pais, livros acessíveis e material de escrita à disposição da criança. Assim, ela constrói suas hipóteses e vai derrubando as que não servem. Os pais precisam se segurar e não derrubar as hipóteses por ela, mostrando o jeito certo. Isso desestimula e faz com que ela adote a fórmula que já está aprovada. Aí, sim, ela queima etapas. Portanto, nada de correções e exercícios, como dirigir a mão da criança. E não devemos, também, comparar desempenhos. Cada um tem seu tempo e no fim todo mundo chega lá. Começar a ler mais cedo não significa ser um bom leitor mais tarde.

Sem medo
Assim como alguns pais receiam ensinar pouco à criança, outros evitam até conversas e atividades envolvendo a leitura, por medo de estar estimulando um aprendizado precoce. Se não é aconselhável fazer correções e estimular cópias, também é importante não se omitir. Se a criança perguntou, responda. A evolução da própria criança não pode ser ignorada. A leitura de histórias, por exemplo, deve acontecer desde o berço. Mas, nesta fase, já deve ser feita com o texto visível também pela criança, pois ela vai começar a perguntar onde está escrito isso ou aquilo e vai mostrar as letras que já conhece.

Aprendendo a escrever – etapas da escrita
1ª fase (pré-silábica) – A escrita é um amontoado de rabiscos, pois a criança não sabe que as letras representam os sons da fala. Ao perceber isso, começa a criar hipóteses de escrita, juntando letras e variando-as de posição.

2ª fase (silábica) – Nessa etapa, ela descobre que as sílabas representam os sons da fala, mas ainda não sabe a combinação correta das letras. É comum escrever uma letra para cada sílaba pronunciada.

3ª fase (silábico-alfabético) – Ela insere novos caracteres na sua escrita, mas parece que come letras, porque ainda não faz a palavra completa. O próximo passo é escrever palavras que podem ser lidas e enfrentar as dificuldades da ortografia, como sons iguais de letras diferentes.

Fonte:
Revista Crescer