Escovar os dentes – passo a passo

O ideal é começar assim que aparecerem os primeiros dentes, por  volta dos 6 meses. Comece escovando e depois deixe seu filho escovar um pouco sozinho. Faça com que ele tenha vontade de fazer isso porque é nessa fase que ele vai criar o bom hábito de sempre escovar os dentes depois das refeições. A principal escovação é a de antes de dormir porque é à noite, quando a salivação diminui, que as chances de ter cárie são maiores.

Por isso, cuidado com aquela mamadeira que a criança toma já deitada na cama. E lembre-se de trocar a escova de dentes regularmente.

A gente sabe que essa é uma hora difícil. A criança não quer abrir a boca, trava os dentes… Por isso, conte uma história divertida, deixe seu filho escolher uma escova bem colorida, uma pasta bem gostosa e boa sorte!


Você vai precisar de:
– escova de dente
– creme dental
– fio dental

=> Coloque a criança entre suas pernas, sentada de costas para você. Quando estiver escovando os dentes dela, não precisa olhar no espelho. Ao escovar os próprios dentes, deixe ela ficar de frente para o espelho.

=> Antes de começar a escovação, passe fio dental infantil em todos os dentes, principalmente nos de trás, onde há o maior risco de cárie.

=> Sem fazer muita força, comece a escovar os dentes da frente (os de cima e os de baixo) com movimentos circulares.

=> Peça para o seu filho abrir bem a boca e, com movimentos de vaivém, escove os dentes molares (os de trás) na superfície de mastigação.

=> Escove agora a parte interna dos dentes, tanto os de cima como os de baixo.

=> Por último, escove bem a língua da criança para não ficar com resíduos de alimento.

=> Hora da diversão! Deixe seu filho escovar um pouco os próprios dentes, de frente para o espelho. Por mais que os movimentos não estejam certos, ele vai aprender a gostar da “brincadeira”.

=> Ensine seu filho a nunca engolir pasta e bochechar bastante.

Fonte:
Revista Pais e Filhos