Blog

As crianças geralmente começam a falar após nascerem os primeiros dentes.

Bebê-mastigando-300x300

Além de pensar nos nutrientes do cardápio dos pequenos, precisamos atentar para um quesito fundamental para o bom desenvolvimento das crianças: a consistência dos alimentos oferecidos a elas. Alimentos líquidos, pastosos e sólidos devem ser introduzidos na alimentação levando em conta a sua fase de crescimento. Os bebês começam se alimentando do leite. Conforme vão se desenvolvendo, passam aos alimentos pastosos e depois começam com os sólidos. Cada uma das etapas tem uma função na formação da estrutura física que, mais tarde, será utilizada também para a fala.

Cada fase, uma consistência
A mastigação funciona como exercício para a língua e a musculatura da face, que está em processo de desenvolvimento. Portanto, é preciso cuidar para que a prevalência dos alimentos pastosos não se prolongue além do necessário, para não prejudicar ou retardar esse processo. Com o nascimento dos primeiros dentes, é recomendado a inserção de alimentos um pouco mais duros. Além de ser um estímulo que juda a evitar o surgimento de problemas na mastigação e na fala, a mastigação desses alimentos ajudará também no rompimento da gengiva, quando os próximos dentinhos nascerem.
Todo o aparelho fisiológico usado para a mastigação será usado também para a fala. É possível perceber que as crianças geralmente começam a falar após nascerem os primeiros dentes. Este é o momento em que toda essa estrutura já ganhou maturidade através do exercício da mastigação, que permite a articulação dos primeiros sons.


No dia a dia
O exercício da mastigação deve continuar mesmo quando os alimentos sólidos já estão inseridos no cardápio. Para permitir o fortalecimento das estruturas da mastigação da criançada, variedade é a palavra de ordem: ofereça pratos saborosos, nutritivos e que contenham alimentos de consistências variadas!

Orientações
• As papinhas devem ser amassadas com o garfo e NUNCA batidas no liquidificador;
• Ajuste o cardápio do seu filho à alimentação da família;
• Sempre que possível, realize refeições em família e longe da televisão.