Blog

cap

O que é
O ranger dos dentes (bruxismo), tanto de dia como à noite, é um hábito observado em todas as faixas etárias e em ambos os sexos. Os dentes se desgastam de forma destrutiva e anormal. Este mal pode provocar dor de dente e prejudicar a estética, já que os dentes podem diminuir de tamanho e perder seu formato original.
São movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, e longos períodos de contração dos músculos da face. Podem causar dor e fadiga muscular, devido ao fato de que as forças de contração involuntárias podem superar aquelas realizadas conscientemente.
As causas deste problema são basicamente a tensão emocional e o estresse emocional e físico. Nos períodos de maior preocupação há uma maior ocorrência deste mau hábito. Também influenciam algumas causas intrínsecas, como a ausência de vários dentes, restaurações ou pontes fixas que tenham sido mal feitas ou colocadas, interferindo na mordida ou na oclusão, ou ainda um dente que esteja fora do seu devido lugar.

Tratamento
O tratamento é feito com uma placa especialmente confeccionada para atender às particularidades de cada paciente, que deve ser usada na hora de dormir. Esta placa orienta (direciona) os movimentos que o paciente realiza durante a noite e, desta forma, previne o desgaste dos dentes e problemas na articulação da mandíbula, conhecida como Articulação Têmporo Mandibular ou ATM.
A ATM une a mandíbula ao crânio (no osso temporal, na porção lateral da cabeça).
Se você colocar seus dedos indicadores bem a frente dos ouvidos, abrir e fechar a boca poderá perceber o movimento das articulações de cada lado da cabeça .
Devido a flexibilidade dessas articulações , a mandíbula pode ser movimentada suavemente para cima e para baixo e para os lados, permitindo que se fale, boceje e mastigue.

Complicações
As complicações do bruxismo são, como já foi citado, o desgaste dos dentes e dores na região da ATM (próximo do ouvido). A reconstituição de dentes desgastados pelo bruxismo também pode ser feita, mas só nos casos em que os pacientes se adaptem à placa noturna, para que não ocorra um novo desgaste ou a fratura das restaurações realizadas.

Fonte:
ABC da Saúde